Teoria do homem cinza – consciência situacional

Você já decifra eventos diariamente, mesmo que você não esteja ciente disso. Você pode ter um pressentimento” sobre uma pessoa e mudar suas ações por causa disso. Segundo post em nossa série de cinco partes, “Ser um homem cinza”, apresentamos a consciência situacional, o que significa para o homem cinza e três etapas para começar a praticá-la hoje.

O que é consciência situacional?

Consciência situacional é a capacidade de prestar atenção ao seu ambiente. Você não está apenas fisicamente presente, mas cognitivamente presente de uma maneira que o ajuda a analisar e decifrar os eventos que estão se desenrolando ao seu redor. Os eventos podem ser um evento macro , ou um evento geral, como assistir a um evento esportivo ou coletivamente comer uma refeição com outros frequentadores de restaurantes. Enquanto micro-eventos , ou pequenos / triviais / leves, podem incluir:

  • Quem está ao seu redor e com quem eles estão
  • Roupas
  • Idioma, sotaque, tom, inflexão
  • Linguagem corporal ou movimento ocular
  • Tópicos de conversa
  • O “sentimento” de uma multidão coletiva (calma ou no limite?)
  • O que é considerado vestuário / comportamento “normal” para onde você está

Você já decifra os eventos diariamente, mesmo que você não esteja ciente disso. Você pode ter um “pressentimento” sobre um homem que vê enquanto está no parque com seus filhos. Ele pode parecer estranho porque está lá sem cachorro ou filhos, assistindo as crianças brincarem. Isso faz com que você se preocupe; assim, você observa seus filhos mais de perto, faz contato visual com ele para que ele saiba que você o vê, ou simplesmente sai completamente.

Ser intencional sobre a prática da consciência situacional significa aumentar sua capacidade de prestar atenção ao que está ao seu redor; está aumentando seus “pressentimentos” e instintos dados por Deus, adquirindo o conhecimento para saber o que fazer em seguida e as habilidades para executar esse plano de ação.

Como isso se relaciona com o conceito de homem cinza?

Se você não está prestando atenção ao que está acontecendo ao seu redor, às pessoas na sua volta e ao ambiente em que se encontra, como poderá se misturar de maneira eficaz?

Lembre-se, você precisa ter a capacidade de ter opções para todas as situações, mantendo uma condição que não chama a atenção. Esteja ciente da situação, saiba o que está acontecendo, esteja pronto para responder adequadamente e não o transmita.

Comece a praticar a consciência situacional em três etapas

Etapa 1: reconheça que você nem sempre está presente

É fácil entrar em uma rotina com as mesmas rotas de e para casa / escola / trabalho e uma programação semanal semelhante. Você se sente à vontade na repetição mundana.

Exemplos incluem:

  • Dirigir: Com que frequência você se encontra no piloto automático quando está dirigindo para o trabalho ou para a escola? Você pega sua xícara de café, sai para o carro, pula no banco do motorista, sai da garagem e segue seu caminho normal. A próxima coisa que você sabe é que você está no seu destino e não se lembra de nenhum dos detalhes do seu caminho
  • Recados: E quando você está fazendo compras com a família e está andando de loja em loja? Com que frequência você acha que seu rosto está enterrado em um telefone celular verificando as mídias sociais, lendo as notícias ou respondendo ao seu e-mail mais recente? Da próxima vez que estiver fazendo compras, mantenha seu telefone no bolso e faça uma pesquisa sobre quantas pessoas estão coladas no telefone e não prestam atenção em nada do que está acontecendo
  • Colocando as crianças dentro e fora do carro: para as pessoas com crianças pequenas, vamos pensar nas cadeirinhas por um momento. Você sai para fazer compras e sai da mercearia com um carrinho cheio de mantimentos e duas crianças gritando. Você vai para o seu carro em uma missão. Depois de finalmente chegar ao carro, você passa os próximos cinco minutos com a cabeça enterrada dentro das portas dos fundos, tentando prender dois caças de 30 quilos. Todo esse tempo, seu foco esteve em seus filhos e em seus assentos de carro. Com que frequência você avalia o estacionamento ao se aproximar do veículo? Você está procurando pessoas estranhas ou fora do lugar perambulando pela área? Você está procurando pessoas em carros sentados em lugares estranhos? Ou você está novamente no piloto automático, focado apenas na tarefa em questão?

Os seres humanos tendem a se tornar complacentes ao fazer coisas que são familiares para nós. Como era seguro no passado, esperamos que continue assim.

A natureza mundana e repetitiva de nossas ações gera complacência. Complacência mata! Isso não pode ser estressante o suficiente.

Etapa 2: tome a decisão de começar a prestar atenção

A mudança começa com uma simples decisão de começar a prestar atenção ao que está acontecendo ao seu redor, quem está ao seu redor e o que eles estão fazendo.

Então, como você começa a fazer isso? As ideias incluem:

  • Fique fora da tecnologia quando estiver fora de casa: como uma das piores distrações da sociedade moderna, não é incomum preencher qualquer vazio com os dispositivos conectados. Esteja você aguardando no sinal vermelho ou matando o tempo em uma fila, tome a decisão de ficar fora do telefone. É difícil quebrar hábitos e vícios, mas é impossível estar ciente da situação se você estiver no telefone o tempo todo
  • Comece a observar o que está acontecendo ao seu redor: mantenha a cabeça erguida e girando. Isso não significa que você deva parecer membro da segurança presidencial, apenas significa que você precisa observar (ver) o que está acontecendo. Faça anotações mentais de:
    • Onde ficam as saídas
    • Se as pessoas ao seu redor deveriam estar lá
    • O que as pessoas estão vestindo e se é apropriado
    • Se algo se destaca como estranho, do comportamento à conversa, às ações (ou à falta dela)
  • Seja consciente e preste atenção nos indicadores pré-agressão: os seres humanos, por natureza, parecem predispostos a telegrafar suas ações. Muitas vezes, essas características podem ser identificadas se você souber o que procurar. Esteja atento a posturas agressivas (movimentos bruscos ou postura de combate), escaneamento obsessivo, flanqueamento ou circulando entre vários indivíduos (manobras anormais), alguém te seguindo quando você estiver realizando ações evasivas, cerrando os punhos, etc. você pode ganhar a fração de tempo necessária para evitar ser uma vítima

Se você deseja ter consciência situacional, prestar mais atenção deliberadamente é o próximo passo lógico.

Etapa 3: saiba mais (e mais) (e mais)

Falaremos mais em discussões futuras sobre como melhorar sua capacidade de estar ciente da situação e decifrar, analisar e, quando necessário, agir em macro e micro-eventos. Analisaremos fatores ambientais, níveis de conscientização e preparação, presença de amigos ou entes queridos, presença e ações de bandidos / outras pessoas, treinamento, habilidades, etc.

Há uma série de coisas que entram em jogo e, embora você possa não ter tempo para ler uma lista abrangente do que considerar no calor do momento, precisará desenvolver a capacidade de priorizar e tomar a melhor decisão possível com o tempo que você tem.

Você estava ciente da “consciência situacional” antes de hoje? Se é algo que você pratica, você tem dicas adicionais para alguém que é novo no conceito?

Matéria: Gray man theory – situational awareness
Autor: Cody Martin
Data original da Publicação: 16/01/2017
Link da Matéria: https://www.optiongray.com/gray-man-theory-situational-awareness/
Site: Option Gray – https://www.optiongray.com
Acessado em: 27/02/2018 20:40

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